Se você quer se desligar da cidade, relaxar, e se integrar com uma natureza exuberante, tudo com muito conforto, privacidade, charme e boa comida, o Ronco do Bugio é uma excelente opção.

 

ronco_do_bugio 

Integrante da Associação Roteiros de Charme, o Pouso e Gastronomia Ronco do Bugio fica a 100 Km de São Paulo, na cidade de Piedade, em um sítio de 12 alqueires de Mata Atlântica preservada, onde a natureza nos convida a contemplar e observar pássaros, vegetação, pequenos animais ou mesmo um dos macacos bugio que vivem nas redondezas e cujo som deu nome ao lugar.

Os sócios/proprietários, o casal Fátima e José Luiz Majolo, o chef Eduardo Duo e o designer de interiores Fuad Murad, se esmeraram não só em oferecer aos hospedes charme e boa comida como também priorizaram para que o empreendimento preservasse a natureza e promovesse o desenvolvimento econômico do moradores da região sem alterar sua paisagem. Por esse motivo a posada desenvolveu diversas parcerias com ONGs ambientais para levantamento de flora e fauna e com a Casa da Cultura de Piedade, para revelar  talentos locais, fazer intercâmbio entre artistas e artesãos de outras regiões, e treinar estudantes da rede pública para monitores ambientais e guias de passeios ecológicos. Faz ainda a coleta seletiva de todo o lixo produzido, e capacita profissionalmente a população local nas áreas de hotelaria e gastronomia.

        Toda esta preocupação resultou num local extremamente bonito e, melhor ainda, exemplar e politicamente correto.

            O projeto arquitetônico foi feito com materiais demolição de antigas fazendas mineiras e casas de tropeiros, e as 13 suítes têm ambientes diferentes e temáticos, mantendo em comum o conforto, o aconchego e a vista privilegiada da Mata Atlântica e da Serra de Paranapiacaba.

            A cozinha prioriza o produtos orgânicos, naturais e da própria região, revisitados de forma contemporânea, como a galinha caipira “de panela” ou torteloni de alcachofra.

            O café da manhã, servido nas mesas, é um caso à parte: além de ser servido até às 16 horas, oferece aos hóspedes: frutas, pães, cremes, cereais, frios, omeletes, doces e bolos numa festa para os olhos e o paladar.            

            Como atividades pode-se escolher entre caminhadas pelas trilhas, banho de cachoeira, piscina de água natural, sauna, sala de fitness e espaço terapêutico projetado com base na filosofia oriental e voltado para o bem estar e relaxamento. (Esta parte cuidada pessoalmente por Fátima).

            Junto à pousada há também uma sede que vale a pena ser visitada. Trata-se da Associação Rongo do Bugio, onde são promovidos cursos e palestras para os moradores da região e onde é possível comprar objetos artesanais de decoração feitos por eles.

Ronco do Bugiowww.roncodobugio.com.br Reservas: (15) 3299 8600 e (11) 8259 7788. Estrada PDD, 120 Bairro dos Pires, Piedade SP.

 

Um forte abraço – Bruno Garcia

Anúncios